Canela,

28 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

COMO ANDA A SUA SAÚDE FINANCEIRA? • Juliana Alano #50

Compartilhe:

Caro leitor, por que nos preocupamos tanto com a saúde física e esquecemos de cuidar da saúde financeira? Que as finanças em equilíbrio proporcionam qualidade de vida e que o bem-estar influencia diretamente nas relações pessoais e profissionais você já sabe, mas aposto que algumas dúvidas ainda surgem quando o assunto é saúde financeira.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

A saúde financeira se refere ao equilíbrio nas finanças e está relacionado aos hábitos e comportamentos das pessoas ao lidar com dinheiro. Sendo assim, uma vida financeira saudável é aquela em que a pessoa consegue arcar com despesas essenciais, gastos não essenciais e está preparada para lidar com gastos imprevistos.

Se você está em paz com sua situação financeira, não tem estresse com dívidas, sente-se seguro para lidar com eventualidades e sabe que não vai faltar nada essencial em sua vida, automaticamente a mente vai ficar mais saudável.

• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

O primeiro passo para alcançar a saúde financeira é colocar a educação financeira em prática, é através dela que suas finanças vão estar organizadas.  É como se a educação financeira fosse a ação e a saúde financeira o resultado.

Imagine uma pessoa que não faz atividades físicas, não come alimentos nutritivos, possui histórico de doenças na família, essa pessoa provavelmente não vai ter uma boa saúde. Na educação financeira ocorre assim também, se a pessoa não consegue cobrir as despesas mensais, se ela não tem saldo no cartão de crédito, usa cheque especial e empréstimos, sua saúde financeira está preocupante.

• Leia também a coluna da semana passada!

O primeiro passo para organizar tudo isso é definir o orçamento familiar, preferencialmente para os 12 meses, organize-se para ter sua reserva ou colchão financeiro e acompanhe todo o planejamento mensalmente para ver se o que você orçou está ocorrendo efetivamente.

Caso você não consiga resolver tudo isso sozinho, procure um “médico das finanças” ou melhor um educador financeiro, ele vai poder ajudar a você diagnosticar seus problemas e ainda melhor, vai maximizar a sua saúde financeira.  Já dizia o ditado – O DINHEIRO não dá FELICIDADE, mas PAGA tudo o que ELA gasta.