Canela,

20 de dezembro de 2024

Anuncie

Canela, Gramado e São Francisco de Paula podem criar consórcio regional para administrar água e esgoto

Compartilhe:

O governo do Estado tem que saber que existe vida inteligente nos municípios do interior”, disse Jackson Muller

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Os prefeitos de Canela, Gramado e São Francisco de Paula já vem tratando da regionalização do abastecimento de água e do tratamento de esgoto, em forma de consórcio, ainda sem definir quem operacionalizará o serviço, porém, uma coisa é certa, se isso acontecer, não será a Corsan.

A postura de Canela fica ainda mais rígida após um impasse com o governo do Estado quanto a forma de concessão do Parque do Caracol, na qual, segundo o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, a cidade foi deixada de lado (leia mais).

O secretário de Meio Ambiente de Canela foi duro em sua avaliação quando ao caso. “O governo do Estado tem que saber que não somos amebas, existe vida inteligente no município que trabalha para garantir os direitos do cidadão”.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Em referência ao saneamento, Muller diz que o mesmo Estado que quer melhorar o Caracol, através de uma “concessão sombria”, contribui há 20 anos para a sua poluição, com um tratamento de esgoto ineficiente, jogando esgoto cloacal nas nascentes do arroio.

Ainda, segundo Jackson, “Canela não é terra de ninguém, o que a Prefeitura está cobrando é proteção ambiental e justiça”.

O prefeito Constantino disse que as cidades de Canela, Gramado e São Francisco de Paula só têm a ganhar com o modelo que está sendo criado, de regionalização dos serviços de água e esgoto, trazendo melhoria no abastecimento e tratamento e gerando receitas para os cofres públicos, o que não acontece hoje com a Corsan, levando esta arrecadação diretamente para os cofres do Estado.

A regionalização destes serviços está prevista no novo Marco do Saneamento e é vista com bons olhos pelos gestores municipais.