Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Repórter estudantil incentiva alunos a contar histórias

Compartilhe:

A Folha de Canela inicia esta semana uma série de publicações intitulada Repórter Estudantil. A ideia é que alunos das escolas canelenses criem textos de sua escolha que serão publicados na Folha de Canela.

Com isso, além de incentivar os pequenos a utilizar o que aprenderam em sala de aula, damos a oportunidade de mostrar o que eles pensam da sua cidade, da comunidade onde vivem e de suas vivências pessoais.

Nesta semana, publicaremos três textos de alunos da Escola Municipal João Alfredo Corrêa Pinto. Para participar do projeto, o responsável pela escola pode entrar em contato com a nossa redação e ter mais informações.

Vamos a leitura dos primeiros trabalhos do repórter estudantil?

Canela, uma Paixão Natural

Foto: Reprodução/PC Canela

Canela, a cidade que se localiza no estado do Rio Grande do Sul no alto da Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, conhecida pela preservação da natureza, pelos parques e demais encantos como a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, o Parque da Ferradura e o Parque do Caracol, entre outros. A cidade que encanta os turistas de diversos lugares.

A cidade tem esse nome por uma história de origem verídica, onde os descendentes açorianos conhecidos como “tropeiros” utilizavam a região, mais praticamente nossa cidade, para o descanso do gado debaixo de uma árvore conhecida como Caneleira.

O clima saudável e as belezas naturais deram sustentação à procura da cidade como centro de veraneio desde os anos de 1930 e especialmente a partir dos anos de 1940. Em 28 de dezembro de 1944, a Lei Estadual nº 717 criou o município, que foi instalado quatro dias depois, em 1º de janeiro de 1945.

O fato é que a cidade é muito amada pelos canelenses, cada espaço novo e criativo que vem sendo feito, traz ao povo um orgulho imenso como relata uma das entrevistadas:

O que vem a sua cabeça ao falar da cidade de Canela?

Canela por muitas razões, uma delas a natureza preservada, o encanto que se concretiza cada dia mais através do crescimento, não consigo me imaginar morando em outro lugar.

Qual o seu sentimento ao falar da sua cidade?

De orgulho, muito amor e esperança de um ‘lugarzinho’ cada vez melhor!

O que você acha que poderia mudar?

Entre tantas mudanças que já vem sido feitas, acredito que poderíamos ter mais profissionalismo das autoridades que nos representam no sentido transparência e caráter.

Qual a sua perspectiva quanto canelense?

A esperança de que cada vez mais canelenses possam sentir esse orgulho de viver aqui, que possam, sim, fazer críticas, mas que sejam sempre construtivas e que possamos lutar mais uns pelos outros, assim fazendo nossa cidade cada vez maior!”

Essa entrevista mostra o quanto essa cidade é valorizada e com tantos canelenses orgulhosos do que vem sendo feito. A nossa esperança é a mesma de ver a nossa pequena cidade se tornar cada vez maior em sucesso e qualidade.

Sendo assim encerro sobre o tema escolhido. Canela Paixão Natural!

Júlia Andrade •  9º ano