Canela,

15 de abril de 2024

Anuncie

Reportagem flagra esgoto sendo lançado direto dentro da barragem da Vila Suzana

Compartilhe:

Esgoto sem tratamento está sendo lançado direto na natureza

Esgoto cloacal que deveria ser bombeado para estação de tratamento está sendo desviado diretamente para o lago, através de uma nascente. Vídeos no final do artigo!

Menos de uma semana depois da fiscalização da ETE Santa Terezinha e de servidores da Corsan serem conduzidos à Delegacia para prestar esclarecimento sobre crime ambiental (leia mais), a reportagem da Folha recebe nova denúncia, também sobre a Companhia Riograndense de Saneamento.

Alertado por um morador, o repórter Filipe Rocha flagrou o esgoto cloacal de parte da Vila Suzana sendo desviado diretamente para a barragem da Rio Jordão, a poucos metros do talude, na Vila Suzana.

Corsan investe menos de 4% do que arrecada em Canela.
Leia mais

No local, existe uma estação de bombeamento, que deveria levar o esgoto mecanicamente até a ETE Santa Terezinha, porém, o equipamento está desligado. Com isso, o esgoto acumula e através de um ladrão escorre livremente até uma nascente, sendo conduzido até a barragem. Este percurso é de menos de 10 metros.

1 – Sem o bombeamento ligado, esgoto vai para o ladrão
2 – Do ladrão, escorre para uma nascente ao lado
3 – Cálculos preliminares indicam que podem ser 3m³ de esgoto por hora. Quando chove, pode chegar a 10m³ por hora

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi alertada do fato, esteve no local e afirmou que vai abrir expediente sobre os “lançamentos irregulares e apurar os impactos e danos causados”. Além disso, salientou a estranheza da Corsan “alardear investimentos e continuar com praticas criminosas de poluição ambiental”.

4 – Crime ambiental: não é pouco esgoto sem tratamento escorrendo direto na natureza

5 – O córrego de água limpa, que recebe esgoto bruto, sem tratamento, tem menos de 10 metros e escoa diretamente na Barragem da Celulose, na Vila Suzana
Imagens: Filipe Rocha