Início Denúncia Reportagem flagra esgoto sendo lançado direto dentro da barragem da Vila Suzana

Reportagem flagra esgoto sendo lançado direto dentro da barragem da Vila Suzana

Esgoto sem tratamento está sendo lançado direto na natureza
Continua depois da publicidade

Esgoto cloacal que deveria ser bombeado para estação de tratamento está sendo desviado diretamente para o lago, através de uma nascente. Vídeos no final do artigo!

Menos de uma semana depois da fiscalização da ETE Santa Terezinha e de servidores da Corsan serem conduzidos à Delegacia para prestar esclarecimento sobre crime ambiental (leia mais), a reportagem da Folha recebe nova denúncia, também sobre a Companhia Riograndense de Saneamento.

Alertado por um morador, o repórter Filipe Rocha flagrou o esgoto cloacal de parte da Vila Suzana sendo desviado diretamente para a barragem da Rio Jordão, a poucos metros do talude, na Vila Suzana.

Corsan investe menos de 4% do que arrecada em Canela.
Leia mais

No local, existe uma estação de bombeamento, que deveria levar o esgoto mecanicamente até a ETE Santa Terezinha, porém, o equipamento está desligado. Com isso, o esgoto acumula e através de um ladrão escorre livremente até uma nascente, sendo conduzido até a barragem. Este percurso é de menos de 10 metros.

1 – Sem o bombeamento ligado, esgoto vai para o ladrão
2 – Do ladrão, escorre para uma nascente ao lado
3 – Cálculos preliminares indicam que podem ser 3m³ de esgoto por hora. Quando chove, pode chegar a 10m³ por hora

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi alertada do fato, esteve no local e afirmou que vai abrir expediente sobre os “lançamentos irregulares e apurar os impactos e danos causados”. Além disso, salientou a estranheza da Corsan “alardear investimentos e continuar com praticas criminosas de poluição ambiental”.

4 – Crime ambiental: não é pouco esgoto sem tratamento escorrendo direto na natureza

5 – O córrego de água limpa, que recebe esgoto bruto, sem tratamento, tem menos de 10 metros e escoa diretamente na Barragem da Celulose, na Vila Suzana
Imagens: Filipe Rocha