A Folha de Canela inicia esta semana uma série de publicações intitulada Repórter Estudantil. A ideia é que alunos das escolas canelenses criem textos de sua escolha que serão publicados na Folha de Canela.
Com isso, além de incentivar os pequenos a utilizar o que aprenderam em sala de aula, damos a oportunidade de mostrar o que eles pensam da sua cidade, da comunidade onde vivem e de suas vivências pessoais.
Nesta semana, publicaremos três textos de alunos da Escola Municipal João Alfredo Corrêa Pinto. Para participar do projeto, o responsável pela escola pode entrar em contato com a nossa redação e ter mais informações.
Vamos a leitura dos primeiros trabalhos do repórter estudantil?
Canela, uma Paixão Natural
Canela, a cidade que se localiza no estado do Rio Grande do Sul no alto da Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, conhecida pela preservação da natureza, pelos parques e demais encantos como a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, o Parque da Ferradura e o Parque do Caracol, entre outros. A cidade que encanta os turistas de diversos lugares.
A cidade tem esse nome por uma história de origem verídica, onde os descendentes açorianos conhecidos como “tropeiros” utilizavam a região, mais praticamente nossa cidade, para o descanso do gado debaixo de uma árvore conhecida como Caneleira.
O clima saudável e as belezas naturais deram sustentação à procura da cidade como centro de veraneio desde os anos de 1930 e especialmente a partir dos anos de 1940. Em 28 de dezembro de 1944, a Lei Estadual nº 717 criou o município, que foi instalado quatro dias depois, em 1º de janeiro de 1945.
O fato é que a cidade é muito amada pelos canelenses, cada espaço novo e criativo que vem sendo feito, traz ao povo um orgulho imenso como relata uma das entrevistadas:
O que vem a sua cabeça ao falar da cidade de Canela?
“Canela por muitas razões, uma delas a natureza preservada, o encanto que se concretiza cada dia mais através do crescimento, não consigo me imaginar morando em outro lugar.”
Qual o seu sentimento ao falar da sua cidade?
“De orgulho, muito amor e esperança de um ‘lugarzinho’ cada vez melhor!”
O que você acha que poderia mudar?
“Entre tantas mudanças que já vem sido feitas, acredito que poderíamos ter mais profissionalismo das autoridades que nos representam no sentido transparência e caráter.”
Qual a sua perspectiva quanto canelense?
“A esperança de que cada vez mais canelenses possam sentir esse orgulho de viver aqui, que possam, sim, fazer críticas, mas que sejam sempre construtivas e que possamos lutar mais uns pelos outros, assim fazendo nossa cidade cada vez maior!”
Essa entrevista mostra o quanto essa cidade é valorizada e com tantos canelenses orgulhosos do que vem sendo feito. A nossa esperança é a mesma de ver a nossa pequena cidade se tornar cada vez maior em sucesso e qualidade.
Sendo assim encerro sobre o tema escolhido. Canela Paixão Natural!
Júlia Andrade • 9º ano