Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Qualidade das águas de Canela

Compartilhe:

Trazemos uma extensa matéria, nesta edição, sobre as novas estações de tratamento de esgoto de Canela. Pessoalmente, fiquei muito feliz em produzir.

Em junho de 2015, mostramos essa realidade, com várias nascentes do Caracol.

Vale o registro que nossa capa da edição n.º 1 foi sobre a poluição do Lago do Palace Hotel.

De lá pra cá acompanhamos todas as ações de Ministério Público, Delegacia de Polícia e Prefeitura na tentativa de fazer com que a Corsan fizesse sua parte quanto ao esgoto de Canela.

RECEBA AS NOTÍCIAS DA FOLHA, GRATUITAMENTE,
NO SEU WHATSAPP

Sei, ainda, que nenhum destes atores, nem o promotor Paulo Viera, nem o delegado Vladimir Medeiros e, por fim, o secretário Jackson Muller, fizeram estas ações para reconhecimento pessoal, mas cabe a este colunista destacar os personagens que fizeram que o cenário mudasse, afinal, acompanhei todo este processo.

Desde as insistentes ações e inquéritos, a Corsan começou a se mexer e hoje temos no horizonte a possibilidade de termos, até o final de 2021, 60% da cidade de Canela alcançada pelo esgoto cloacal, números muito bons ao nível de Brasil, mas que, se não perdermos a mão e o ritmo, poderemos superar com as ampliações dos serviços.

Nesta semana, visitei novamente alguns destes locais, mostrando como estão atualmente e quais as melhorias propostas.

Tomara que tenhamos capacidade de fiscalizar estes serviços ao longo dos anos e termos realmente uma cidade que trata seu esgoto e respeita seus mananciais.

Confira a série de matérias desta semana:

Ah, e se você quer relembrar as matérias de 2005, clica nos links abaixo: